Nossas crianças e suas necessidade básicas

Olá!

Na palestra de abertura do Encontro Sinodal para Professores de Culto Infantil, em Alfredo Wagner/SC, em abril de 2015, o Psicólogo Carlos Catito (também criador do personagem Smilinguido), apontou as necessidades de nossas crianças.

Dos pontos mais importantes de sua palestra, que foi excelente, podemos destacar: a) O cuidado para que esta mensagem cristã seja vivenciada; e b) a coerência entre o que se fala e o que se faz.

Com relação ao cuidado para que esta mensagem cristã seja vivenciada, enfatizou a necessidade das crianças e adolescentes despertarem e terem o desejo pela busca de Deus e, nesse sentido, sinalizou a importância do adulto se interessar pelo mundo da criança/adolescente. 

Fez a pergunta: O conteúdo e a forma como a escola dominical está sendo planejada e executada é relevante para a criança e o adolescente? Os assuntos fazem parte do seu dia-a-dia? as atividades remetem à prática?

Nesse sentido, disse ser necessário conhecê-los, assim como os seus interesses, para que se possa falar a mesma linguagem e ao mesmo tempo que possam se sentir importantes, fazendo "parte do processo".

Já sobre a necessidade de coerência, tanto de pais quanto de professores, já que crianças aprendem pelo exemplo e isso foi bastante marcado na fala de Carlos Catito.

Escolhemos o vídeo abaixo: "Crianças veem. Crianças Fazem.", que é um vídeo impactante (e até nos angustia), mas reproduz alguns exemplos mencionados pelo psicólogo na palestra. Como gestos obscenos no trânsito, violência verbal etc.

Que estejamos atent@s para orar e pedir a Deus que nos oriente e dê o discernimento para que sejamos bom exemplo para tod@s!



Fiquem com Deus!

Postagem mais recente Página inicial